_MG_0939

Arena Socioambiental 2012

Cliente: Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Rio de Janeiro – RJ.

Em parceria com a empresa Infolibero, a Joner criou, produziu e realizou a curadoria artística da Arena Socioambiental, evento que fez parte da programação paralela da Rio+20.

Com ampla programação de debates e shows hiperlinkados com as redes da internet, a Arena foi o espaço de diálogo entre governo federal e sociedade civil durante a Conferência da ONU sobre desenvolvimento sustentável. Entre os dias 16 e 22 de junho de 2012, mais de 15 mil pessoas por dia passaram pela Arena.

Representantes de movimentos sociais, ministros de Estado, intelectuais, ambientalistas, ativistas, feministas, indígenas, quilombolas, lideranças religiosas, trabalhadores e jovens, estrangeiros e brasileiros, tiveram sua mensagem ecoada para o mundo por meio dos debates transmitidos ao vivo pela internet e da intensa interação com internautas através das redes sociais.

A programação do espaço contou com uma agenda de shows tão plural quanto seus debates. Durante os intervalos dos Encontros Globais, sete apresentações alinharam uma costura entre a diversidade cultural brasileira e os temas debatidos na Arena. O intenso pulsar do Patubatê, a experimentação do Trio Somos, a ancestralidade do canto de Marlui Miranda e dos índios suruí, a luta e a poesia de Marcelo Yuka, a diversidade do tambor negro que vem dos pampas, a inclusão gerada pelo Trem Tan Tan, a coragem das Encantadeiras de Coco e a força das favelas brasileiras na música de DJ MAM foram os laços da forte amarra de uma colcha de retalhos que é retrato do futuro defendido pelos povos na Rio+20. A cultura popular brasileira, em toda a sua diversidade, esteve presente no Palco #SonoroBrasil.

Mais de 50 debatedores falaram, em 20 paineis, abordando uma gama de assuntos que foi da agricultura familiar aos direitos das mulheres, de culturas tradicionais a cidades sustentáveis, de segurança e soberania alimentar ao acesso dos povos à água, de inclusão social à participação social.

Confira tudo que rolou na Arena Socioambiental clicando aqui.

» arena socioambiental na mídia

[social_share/]