desfile 3 - 03

Talentos do Brasil

Desfiles do Talentos do Brasil durante o Brasil Rural Contemporâneo. 2008, Brasília (DF). 2009, Rio de Janeiro (RJ). 2010, Brasília (DF).

Cliente: Ministério do Desenvolvimento Agrário e Sebrae.

O Talentos do Brasil promove e estimula a troca de conhecimentos, valorizando a identidade cultural, promovendo a geração de emprego e renda e agregando valor à produção de grupos de artesãos rurais. Os desfiles realizados nos anos de 2008, 2009 e 2010 – durante edições do Brasil Rural Contemporâneo, mostraram a arte de centenas de artesãs do país. Foram utilizados recursos naturais como palha do buriti, folha do tururi, couro de peixe, sementes, crina de cavalo e pedras preciosas.

O desfile inaugural, realizado em 2008 na capital federal, revelou a maturidade artística das coleções. Em 2009, na Marina da Glória, no Rio, estilistas e designers, entre eles Ronaldo Fraga, Renato Loureiro e Jum Nakao, desenvolveram peças com materiais produzidos por agricultoras-artesãs. No ano de 2010, às margens do Lago Paranoá, em Brasília, o desfile foi cronometrado para ocorrer ao mesmo tempo que o pôr do sol. O espetáculo natural ressaltou a beleza das peças confeccionadas artesanalmente.

A JONER assinou a direção artística e produção dos três desfiles.

» brasil rural contemporâneo na mídia

[social_share/]