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Tertúlia Visceral

Tertúlia Visceral é um disco vinil resultante do projeto idealizado e produzido pela JONER, selecionado pelo programa Rumos Itaú Cultural.

Em 2014 Carla Joner fez a curadoria da série documental Visceral Brasil – As veias abertas da música brasileira e entre os 13 mestres de cultura popular registrados no projeto, estavam o baiano Bule Bule e o gaúcho Pedro Ortaça. Juntando os dois num outro momento, Carla criou em 2017 o projeto Palco Visceral, colocando-os juntos num palco para um encontro musical inédito. Em 2018 criou o projeto Tertúlia Visceral, com dois encontros dos mestres, um em Camaçari/BA e outro em São Miguel das Missões/RS, seus respectivos habitats. As gravações desses encontros são o conteúdo do vinil Tertúlia Visceral.

O trabalho resultou numa experiência musical incomum, que exige uma escuta atenta, que convida a entrar no universo dos mestres e conhecer suas melodias, suas fábulas e seus silêncios. Representantes das tradições orais, Ortaça e Bule Bule dominam o uso da palavra e da música e dão um novo sentido ao que entendemos por diversidade cultural brasileira.

Apesar dos contrastes, assimetrias e contradições, as peculiaridades regionais têm incontáveis semelhanças, e elas se revelam de forma inequívoca no encontro do pajador gaúcho descendente de índios com o repentista baiano Bule Bule, descendente de negros. Um mora na fria região sul de pastagens verdes, outro no quente nordeste de águas azuis, os semblantes mostram a doce introspecção de um e o sorriso fácil do outro. Um, porta com elegância a bombacha e o outro o gibão. Expressam orgulho dos seus territórios e é deles que suas músicas falam.

Além de ser um registro do encontro inédito de dois mestres da música popular, Tertúlia Visceral revigora nossa brasilidade através da música, das palavras cadenciadas ou rimadas, dos sotaques e sobretudo dos silêncios, carregados de significados.

O vinil tem direção artística de Carla Joner, produção musical de André Magalhães, ambiências eletrônicas de Sacha Ambach e ilustrações da capa de Ronaldo Fraga.

 

2018
Salvador/BA e São Miguel das Missões/RS
Patrocínio: Itaú Cultural