Search
Close this search box.
Search
Close this search box.






CONFERÊNCIA DA REFORMA AGRÁRIA
Atividades Culturais

O campo e a reforma agrária foram o centro das atenções na conferência sobre o tema, convocada pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), em Porto Alegre. 

O encontro colocou a questão fundiária num contexto mais amplo como forma de desenvolvimento das pequenas comunidades rurais, onde moram cerca de 900 milhões de pessoas (75% da população pobre de todo o planeta) que dependem do acesso à terra e a outros recursos naturais para sua subsistência. O objetivo da conferência é a troca de experiências sobre as melhores práticas nessa área e a criação de uma plataforma para monitorar as experiências realizadas ao redor do mundo. Para isso foram reunidos representantes dos países das Nações Unidas, organizações não governamentais e representantes de movimentos sociais.

Mesclar o debate sobre o desenvolvimento rural com a diversidade cultural que vem do campo foi objetivo dos eventos culturais paralelos que JONER Produções realizou durante a Conferência. A programação incluiu ciclo de cinema, shows de música e duas exposições fotográficas: 

“Sons e Imagens da Terra” e a inédita “Pele Rural”, do Grupo Kaos/Unisinos. Também foi realizado um grande festival gastronômico, com a participação de restaurantes que criaram pratos especiais com alimentos da agricultura familiar – um pacote cultural que extrapolou os limites do evento e contagiou toda a capital gaúcha.

Artistas como Elza Soares, Naná Vasconcelos e Alceu Valença movimentaram o Salão de Atos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Bataclã FC, Casa de Farinha, A Barca e DJ Dolores também embalaram o público. Nas telas do Cine Santander Cultural, foram exibidos 14 filmes com curadoria de Ana Azevedo – curtas, médias e longas – como “Vidas secas”, de Nelson Pereira dos Santos; “O homem que virou suco”, de João Batista de Andrade e “Un poquito de agua”, de Camilo Tavares e Francisco Zapata, entre outros.

2006 
Porto Alegre/RS
Cliente: Ministério do Desenvolvimento Agrário e Ministério das Relações Exteriores