ÊXODOS
Sebastião Salgado

Êxodos é uma exposição do fotógrafo Sebastião Salgado acompanhada de projeto educacional e palestra realizada no Centro Cultural Usina do Gasômetro e no Auditório Araújo Viana.

Em Porto Alegre, ganhou novas formas: além da mostra fotográfica – visitada por mais de 100 mil pessoas – foi realizada uma palestra com o fotógrafo, com 3.500 participantes, e um projeto educacional que envolveu toda a rede pública de ensino na capital gaúcha.

Considerada a maior mostra fotográfica individual da história, Êxodos emocionou a capital gaúcha com seus 360 paineis e 1200 imagens projetadas em DVD. Por seis anos, o fotógrafo Sebastião Salgado percorreu mais de 45 países com sua lente focada nos processos de migração e reorganização populacional. Trata-se de gente movida pelas mais diversas e dramáticas razões: destruição do meio ambiente, guerra, miséria, pressão demográfica. A curadoria é assinada por Lélia Wanik Salgado.

Um dos aspectos centrais na passagem de Êxodos pela cidade foi a realização de atividades educativas, com destaque para a atuação de Margarita Kremer à frente da coordenação educacional. Foi oferecido um curso aos professores e as escolas receberam um kit sobre a exposição e o material era repassado para as crianças em sala de aula. Assim, as crianças visitaram a exposição munidas de informações sobre o fotógrafo e sua obra.

A JONER fez a coordenação geral do evento.

2000
Porto Alegre/RS 
Patrocínio: Prefeitura de Porto Alegre, Governo do RS e Bei Comunicação