Os Filhos Deste Solo

Os Filhos Deste Solo: Olhares sobre o povo brasileiro é uma exposição itinerante e multimídia, que documenta o desenvolvimento social do país nos últimos anos com obras de cinco artistas convidados.

A exposição esteve no Museu da República de Brasília, na Praça das Artes em São Paulo e no Dragão do Mar Centro de Arte e Cultura em Fortaleza.

A mostra traz um recorte da vida dos brasileiros, numa perspectiva simbólica, através de cinco personagens e também de relatos extraídos de cartas enviadas por cidadãos brasileiros aos governantes. 

As obras autorais dos cinco artistas – os fotógrafos Edu Simões e Marcelo Curia, a artista visual Rochelle Costi, o músico Dany Roland e o cineasta Felipe Diniz, contam as histórias de cinco mulheres, aqui representando todos os brasileiros vítimas da imensa desigualdade social do país. 

Elas são a Odete, a trabalhadora que molda ferros para a construção civil no Sul; Cida, a agricultora que produz orgânicos em pleno semiárido; Ivanilda, a silenciosa artesã e agricultora da Floresta; Maria, a retirante do sertão que alimenta crianças em uma creche na Rocinha e Iolanda, que superou as drogas em nome dos filhos.

Não é uma coincidência o fato de suas vidas se confundirem com a vida socioeconômica do país no período em que programas sociais sólidos tiraram milhões de pessoas da situação de extrema pobreza. Estas cinco mulheres são chefes de família e refletem as mudanças demográficas e culturais do contexto nacional. 

Os fotógrafos Eduardo Simões e Marcelo Curia fizeram uma imersão e retrataram as personagens em suas duras e vitoriosas vidas em comunidades diversas. As imagens realistas e factuais reveladas pelos fotógrafos inspiraram o músico Dany Roland a compor uma trilha que conduz o visitante para a ambiência sonora das casas dessas brasileiras, evocando a multiplicidade cultural do país. Rochelle Costi criou um móbile feito a partir de fac-símiles de cartas enviadas ao Palácio do Planalto, como “orações que buscam chegar aos céus”. Felipe Diniz dirigiu uma instalação audiovisual que deu corpo e voz aos remetentes das cartas, suas manifestações de esperança, angústia e reclamações, a partir de leituras com atores convidados. O arquiteto Alvaro Razuck criou o projeto expográfico que ambientou todas estas histórias.

Os Filhos Deste Solo foi realizado em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social.

2015/2014
Fortaleza/CE e São Paulo/SP
Cliente: Correios

2013 
Brasília/DF
Cliente: Caixa