Territórios da Cidadania

Territórios da Cidadania visa promover o desenvolvimento regional e universalizar ações básicas de cidadania nos locais que mais precisam, especialmente no meio rural, onde residem as maiores desigualdades.

O Governo Federal lançou o programa em parceria com governos estaduais, municipais e a sociedade. Em cada território, um Conselho Territorial composto pelas três esferas governamentais e pela sociedade, determinará um plano de desenvolvimento e uma agenda pactuada de ações. 

Os territórios são conjuntos de municípios unidos pelas mesmas características econômicas e ambientais, que tenham identidade e coesão social, cultural e geográfica. Maiores que o município e menores que o estado, os territórios conseguem demonstrar, de forma mais nítida, a realidade dos grupos sociais e das atividades econômicas de cada localidade, facilitando o planejamento de ações para o desenvolvimento dessas regiões. Mais de dois milhões de famílias de agricultores familiares, assentados da reforma agrária, quilombolas, indígenas, famílias de pescadores e comunidades tradicionais terão acesso às ações do programa.

A Joner Produções foi responsável pela curadoria e produção do lançamento da segunda etapa do Programa Territórios da Cidadania.

O evento foi realizado no Teatro Castro Alves, na capital soteropolitana, com a participação do presidente Lula. 

A programação contou com diversos grupos de cultura popular dos Territórios da Bahia, como Zambiapunga, Bata de Feijão e Reisado. 

A cerimônia foi apresentada pelo Mestre Bule-Bule e foi linkada, ao vivo, com lançamentos paralelos, via teleconferência, no Território do Jalapão (no município de Mateiros, em Tocantins) e no Território do Apodi (no município de Apodi, Rio Grande do Norte).

2009 
Salvador/BA
Cliente: Ministério do Desenvolvimento Agrário