Search
Close this search box.
Search
Close this search box.






Arena Net Mundial

NET Mundial é uma conferência multissetorial que reuniu representantes de mais de 80 países para discutir princípios de governança na internet. Pararelo a este evento, aconteceu o ArenaNET, que reuniu um público diverso em torno do debate do uso livre da internet no Centro Cultural São Paulo.

O Festival Internacional ArenaNET, promoveu encontros, debates, oficinas e espetáculos culturais em torno do fazer na era digital, com programação gratuita e aberta ao público. 

O evento, que durou três dias, foi assistido presencialmente por 6 mil pessoas e teve 2,3 milhões de visualizações das 30 horas de transmissão ao vivo pelo site oficial e outros que retransmitiram e fizeram a cobertura da programação.

Grandes pensadores, ativistas, gestores públicos e comunicadores de diversos países, como Tim Berners-Lee, Manuel Castells, Gilberto Gil, Nnenna Nwakanma, Frank La Rue, Gilberto Carvalho, Laura Citlali Murillo, Javier Toret, Demi Getschko, e Roy Singham, participaram de oito diálogos que discutiram os rumos da Internet no mundo, direitos humanos, conhecimento livre e democracia 2.0. A participação via web de Julian Assange – membro fundador do Wikileaks, condenado por espionagem e refugiado na Embaixada do Equador em Londres – no debate sobre Soberania Digital e Vigilância na era da Internet, surpreendeu o público e foi um dos pontos altos do evento.

A aprovação do Marco Civil pelo Senado Federal na noite de 22 de abril coincidiu com a abertura oficial da #ArenaNETmundial, justamente com um debate sobre o Marco Civil da Internet e Mobilização.

Para unir a cultura popular com a cultura digital, grandes artistas que são ativistas do conhecimento livre fizeram apresentações musicais no evento. A conexão que já existe entre os artistas e a Cultura Digital foi elemento chave na definição da programação. Tom Zé, Lurdez da Luz, Fernando Anitelli, Emicida e Jorge Mautner – profundamente ligados à experimentação da arte e seus processos de criação, produção e distribuição – trouxeram sua diversidade sonora e criativa, amplificando a troca de ideias e vivências que é a base de uma sociedade cada vez mais interconectada.
O evento foi uma parceria da Joner Produções, que fez a produção e a curadoria artística, com Marcelo Branco, da Infolíbero, que fez a curadoria dos debates e oficinas.

2014 
São Paulo/SP
Cliente: Secretaria Geral da Presidência da República e Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br)